WEB 2.0
Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O’REILLY Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicativos baseados em folksonomia, redes sociais e Tecnologia da Informação. "Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva”.
O conteúdo dos websites também sofreu um enorme impacto com a Web 2.0, dando ao usuário a possibilidade de participar, geralmente gerando e organizando as informações. Mesmo quando o conteúdo não é gerado pelos usuários, este pode ser enriquecido através de comentários, avaliação, ou personalização.
Algumas aplicações Web 2.0 permitem a personalização do conteúdo mostrado para cada usuário, sob forma de página pessoal, permitindo a ele a filtragem de informação que ele considera relevante. O conceito usado é comparável com o do software livre: se há muitas pessoas olhando, todos os erros são corrigidos facilmente. Para isso existem comunidades que se auto-moderam, através da participação dos usuários indicando ao sistema qual usuário não deve mais participar da comunidade.
Dentro dos princípios da Web 2.0 o conteúdo deve ser aberto, utilizando licenças como "Creative Commons" que flexibilizam os direitos autorais permitindo que o usuário reutilize (republicando, alterando ou colaborando) o conteúdo. O compartilhamento de informações deve dar ao usuário a possibilidade de reutilizá-lo. Além do conteúdo editorial e noticioso, na web 2.0 o conteúdo de alguns sites visa gerar comunidades, seja através de sites de relacionamento, seja através de comentários em notícias e blogues.
Netiqueta
Netiqueta (do inglês "network" e "etiquette") é uma etiqueta que se recomenda observar na internet. A palavra pode ser considerada como uma gíria, decorrente da fusão de duas palavras: o termo inglês net (que significa "rede") e o termo "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais). Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discussão, etc. Serve, também, para regrar condutas em situações específicas (por exemplo, ao colocar-se a resenha de um livro na internet, informar que naquele texto existem spoilers; citar nome do site, do autor de um texto transcrito, etc.
Alguns exemplos de regras:
*Evitar enviar mensagens exclusivamente em maiúsculas, grifos exagerados, ou em HTML.
*Não usar recursos de formatação de texto, como cores, tamanho da fonte, tags especiais, etc., em excesso.
*Respeitar para ser respeitado e trate os outros como gostaria de ser tratado.
*Lembrar-se de que dialogar com alguém através do computador não isenta das regras comuns da sociedade, por exemplo, o respeito ao próximo.
*Usar sempre a força das ideias e dos argumentos. Nunca responder com palavrões.
*Apesar de compartilhar apenas virtualmente um ambiente, ninguém é obrigado a suportar ofensas e má-educação.
*Evitar enviar mensagens curtas em várias linhas.
*Ninguém é obrigado a usar a norma culta, mas é preciso usar um mínimo de pontuação. Ler um texto sem pontuação, principalmente quando é grande, gera desconforto, e, além disso, as chances dele ser mal interpretado são muitas.
*Evitar escrever em outra língua quando não solicitado.
*Evitar ser arrogante ou inconveniente.
*Não interromper o assunto tratado pela outra pessoa.
*Evitar ao máximo usar emoticons de letras, palavras e coisas do gênero.
*Usar a funcionalidade de se auto-determinar um status ou estado como away, ou ausente, se possível.
*Procurar ser o mais claro possível para não gerar confusão.
*Não sair do mensageiro sem se despedir da pessoa com quem está "falando".
*Em fóruns e listas de discussão, deixar o papel de moderador para o próprio moderador.
*Em textos muito longos, deixar uma linha em branco em algumas partes do texto, paragrafando-o.
*Dependendo do destinatário de seu texto, evitar o uso de acrônimos e do internetês.
*Não copiar textos de sites ou qualquer outra fonte que possua conteúdo protegido por registro e que não permita cópias e sempre, mesmo com autorização de cópia, cite as fontes quando utilizá-las.
CC
Cc é a forma abreviada de Cópia carbono. Se você adicionar o nome de um destinatário nesse campo em uma mensagem de correio do Microsoft Outlook®, uma cópia da mensagem será enviada para esse destinatário e o nome dele será visto pelos outros destinatários da mensagem.
CCO
Cco é a forma abreviada de Cópia carbono oculta. Se você adicionar o nome de um destinatário nesse campo em uma mensagem, uma cópia da mensagem será enviada para esse destinatário e o nome dele não será visto pelos outros destinatários da mensagem. Se o campo Cco não estiver visível quando uma nova mensagem for criada, você poderá adicioná-lo. No menu Exibir da mensagem, clique em Campo Cco.
0 comentários:
Postar um comentário